Banner página interna - Pegada 7-01.jpg

O Aprendizado dessa PEGADA: Sozinhos chegamos mais rápido, porém juntos, SOMOS UM e chegamos mais longe!
 

Em um processo de diferenciação do negócio, fortalecimento e ampliação do atendimento aos clientes, por volta de 2005 (14 anos) a ETS se aventurou em um novo negócio: a venda de Equipamentos de Teste além da venda dos Projetos de Automação de Testes, iniciando a representação das máquinas de teste de PCBA da TRI– Test Research Inc., pois já tínhamos aprendido na dor, que depender apenas do 3070 era muito arriscado e limitado.


Porém com a descapitalização devido a mudança societária em 2007 e buscando oferecer mais e melhores alternativas para nossos clientes, compreendemos que este negócio decolaria se tivesse um vôo solo, inovador, com aporte financeiro e liberdade para trabalhar com “não-clientes ETS” ou até “concorrentes da ETS”, afinal o mercado brasileiro de automação de teste tinha muito o que expandir!


Após um ano de negociações e com um aporte de capital estrangeiro, de investidores “Anjo” Europeus (lembrando que o juros estava negativo para eles naquela época), nascia a Tekno-Sip, como uma Startup de Soluções em Programação, Inspeção e Teste focada na Automação Total de Teste de placas eletrônicas montadas, saída de dentro da ETS (spin-off)! 

Em 2009 iniciaram-se as viagens internacionais para construir um ecossistema internacional e único, de marcas e soluções diversas, em frentes que complementariam o leque de serviços e produtos que nossos clientes buscavam, criando Soluções Completas. A Aster, JTAG e TRI são parceiros exclusivos até hoje da Tekno-Sip, depois de 15 anos!

logos empresas v6-05.jpg

Depois de uma nova crise, na ETS nasciam frutos fantásticos que até hoje contribuem para o negócio e nossos clientes, pois dali para frente, pôde voltar para a sua origem de “provedora de soluções em teste”, seu verdadeiro DNA, com uma diferença: parceiros internacionais que expandiram nossas competências e se tornaram essenciais para as Inovações. Em 2010 nos tornávamos um Total Test Solution provider.

Já a Tekno-Sip, repetindo um pouco da história da ETS, nascia em 2009, depois da crise global de 2008 e mesmo assim, decolou rápido quando os clientes compreenderam a estratégia de cooperação com a ETS.  Em 2011 já devolvia bons dividendos e lucro para seus investidores “Anjo”, se tornando por vários anos consecutivos a maior vendedora de máquinas TRI implantando o One Test Stop Solution, que aliava a simplicidade da Inspeção com o poder do Teste Elétrico trazendo mais automação e cobertura de testes ao mercado de eletrônica!!!

FOTOS MARQUINAS COMERCIAL vfinal-06.jpg

Anualmente, com o apoio e a organização técnica da ETS, a Tekno-Sip e seus Parceiros, patrocinavam Seminários VIPs técnicos diferenciados, com exposição e Cases de Sucesso de diversas Soluções de Teste, Inspeção e Programação de seus parceiros internacionais, com apresentação de Keynote Speakers Nacionais e Internacionais de renome no Mercado de Eletrônica. O que eu amava mesmo, era construir com os nossos clientes, a apresentação de seus projetos inovadores ou de alta performance que eram referência e inspiração para quem assistia ou mesmo uma chacoalhada nos mais desconfiados e céticos de inovar no Brasil!

segunda foto - eventos sem disco VFINAL-04.jpg

Não sabíamos, mas esses Seminários inspirariam e resultariam mais tarde, na criação do Núcleo de Formação Tecnológica e Humana, o SEMEAR, que depois se transformaria na Comunidade SEMEAR (Veja a Pegada #4), em um único Holograma, maior do que a ETS e Tekno-Sip.

Em 2018, quando a ETS passou por sua ruptura econômica, após a maior e mais longa crise econômica do Brasil (Veja na pegada #1), os investidores da Tekno-Sip também fechavam seu ciclo e resolveram sair do Brasil. Iniciava-se uma nova etapa. Apesar dos desafios de se empreender no Brasil, a estratégia era poderosa, vários clientes fidelizados e os parceiros tecnológicos comprometidos com o sucesso do Mercado de Eletrônica Brasileiro, apesar da maior crise da história.


Não tivemos dúvidas, as empresas ETS e Tekno-Sip, mesmo que singulares e independentes, seguem mais juntas do que nunca, agora inovando cada vez mais, como um único negócio que compartilha o mesmo Propósito e Valores, com uma equipe dinâmica e multidisciplinar, com seus clientes globais ou locais, de maneira cooperativa e inspirada pela Comunidade SEMEAR que valoriza APENAS parcerias éticas, humanas e prósperas.


Sozinhos chegamos mais rápido, mas juntos SOMOS Um e chegamos mais longe!