Mas não foi assim tão fácil! Muitos anos seguindo um modelo tradicional e econômico de negócios, cria raízes, arquétipos e cicatrizes. Foi preciso  DESconstruir para construir uma nova ETS!

banner interno pagina-03-03-03-03-03.jpg

Ao final de 2012, início de 2013, estávamos realizados! Tínhamos resolvido alguns grandes problemas, voltado a crescer, a parceria com a Teknosip finalmente dava resultados e tínhamos lançado  mais produtos novos em 3 anos do que nos primeiros 15 anos da empresa, mas ainda algo incomodava!

logo.png

A equipe estava mais envolvida e comprometida, porém sabíamos que tínhamos que aprender com todos os dramas e tramas que passamos nos últimos 20 anos.

Os processos e negócios ainda eram pautados na Velha Economia, no olhar de Escassez de que não tem para todos, no modelo de gestão baseado no poder, comando e controle!

A nossa equipe ainda era sensível, a liderança ainda imatura, insegura e sentíamos alguns clientes desconfortáveis com o nosso atendimento ou nossas posturas. Como diz Picasso, quando você procura, você encontra!

Depois de experiências na universidade americana #1 de empreendedorismo, montamos um Conselho Consultivo com dois feras, Claudiney ex-VP GE e Rogério, ex-TOTVS que nos ajudaram nesse início de transformação que se consolidou no processo mais profundo de mudança de modelo mental de nosso time e de nossa história, uma verdadeira Metanoia, que começou a transformar a ETS, que trouxe mais significado e propósito na vida de nossos ex-CHEFES e ex-FUNCIONÁRIOS para transformá-los em LÍDERES e COLABORADORES ...

logo_babson.png
tutores_300x.png

E depois, ao ler um livro mágico, Os Sete Mercados Capitais, foi a gota d’água para o SENSO DE URGÊNCIA. Senti que este era o caminho! Procurei pelo fundador da Metanoia e autor do livro, Roberto Tranjan e, em alguns dias já estava  inscrito no programa de transformação para me tornar um Líder Sistêmico e a ETS em uma Obra mais ética, humana e próspera!

Roberto com livro_300x.png

Uma Empresa com Corpo, Mente e Alma, e uma Cultura forte baseada nos novos Valores e Propósito construído com toda a equipe que estava conosco nessa NOVA caminhada!

Ao mesmo tempo que todos mergulhavam e se aprofundavam nos conhecimentos e ferramentas da Metanoia, o autoconhecimento trouxe para cada um, o conhecimento de seus vilões: a desatenção nos processos, os erros repetitivos, o retrabalho, o teatro das Horas, a falta de significado para alguns que estavam ali apenas pelo salário, os confrontos por interesses de poder ou controle, o desalinhamento da equipe com nossos clientes, a omissão, a alta sensibilidade da equipe e a pouca conexão de alguns com os nossos clientes! Percebemos que vivíamos um mundo de escassez e ainda por cima, iniciava em 2014 a maior crise do Brasil.

crise_economica.png

 Muitos não concordaram, muitos gostaram apenas da parte boa, outros não aguentaram a pressão ou o novo jeito de ser, mais profissional, mais humano para daí buscar a verdadeira prosperidade, muito além da dimensão econômica. Mas valeu muito para quem perseverou, para quem SE conheceu e se REconstruiu, pois fizeram a sua opção de mudança, de seguir por uma trilha mais virtuosa, encontrando o melhor de cada um: seus dons, talentos e inteligências a serviço do negócio. Enfim, como toda MUDANÇA, ainda mais de Cultura, foi um momento de ruptura, de descobrimento e de NOVAS PEGADAS que contaremos algumas por aqui, pois a INTEGRIDADE é um valor forte dessa ruptura no negócio!