Banner página interna - Pegada 2-01.jpg

Como tudo começou...

... ERA UMA VEZ uma empresa americana super respeitada na área de Testes & Medições, a Hewlett Packard T&M, hoje mais conhecida como HP, na área de computadores e impressão. Naquele tempo, os computadores estavam começando e não havia PC e nem impressoras à Laser como hoje. A HP como a conhecemos hoje, nem existia, portanto.

Logo_HP.png
Foto EB.jpg

Tive o desafio, a honra e a sorte de junto com o gerente que me contratou como estagiário, construírmos juntos o 1º Centro de Aplicações do Brasil para desenvolver fixtures e programas de teste de alta velocidade e precisão. O objetivo era ajudar a vender os Testadores Automáticos (ATE’s) de placas eletrônicas já testando uma placa do cliente. De um Testador, para uma Solução de Testes. 

Tivemos um rápido sucesso conquistando clientes como IBM, Itautec e Matec (associada da Ericsson) que já acreditavam na “automação dos testes de placas”, hoje conhecida como Indústria 3.0. Porém, não esperávamos que as dificuldades de tocar um “negócio diferente e sob medida” dentro de uma enorme multinacional americana, iriam aparecer tão rápido.

logo ibm.png
central park.png

Meu gerente saiu da HP para novos desafios. Eu, em viagem à fábrica dos ATE’s no Colorado-EUA, conheci a estrutura de Channel Partner da HP Americana, a HP focava em vender e esses partners em desenvolver os aplicativos “sob medida”.... Bingo!!! Aí estava a solução ganha-ganha para todos ... faltava o 1º Channel Partner no Brasil!

Então, em 16 julho de 1991 nasce a ETS seguindo uma tendência internacional, de automatizar os testes e de terceirizar os serviços de engenharia (antes totalmente internos). O sonho era tornar-se o 1º Channel da HP no Brasil e trabalhar em parceria com o time da HP Brasil, desenvolvendo os serviços, para ajudá-los a venderem máquinas, como no modelo de sucesso que a HP americana usava. 

  

logo antigo ETS.png

Apesar de muita resistência política, até hoje os ATE’s da HP, agora Keysight são líderes no Brasil em alguns segmentos e temos o orgulho e a alegria de ter sido o “estopim” desse crescimento, uma vez que construímos juntos com nossos clientes e a HP do Brasil “um novo jeito de fazer negócios” na área de teste automático de placas no Brasil.

Não sabia na época, mas olhando agora, não tinha como dar errado.... Tínhamos tecnologia, clientes e parceiros de referência mundial, tudo junto e misturado.

Não tínhamos dinheiro, mas conseguimos nascer em um pequeno escritório, oferecido pelo meu avô em São Paulo e com o melhor 1º cliente que poderíamos ter: a IBM!

A todo o vapor e TODOS OS DIAS saíamos para a IBM, com fábrica em Hortolândia, para SERVIR nosso 1º e único cliente, visando entregar o nosso melhor. Era o sonho de trazer a tecnologia americana para o mercado brasileiro de eletrônica, ainda fechado na época pela SEI (Secretária Especial de Informática). Eu nem sabia, mas IBM, HP e ETS, estavam sendo pioneiros na Indústria 3.0 na área de teste de placas, automatizando, escalando e já gerando dados estatísticos na área de Testes ... Algo tão pioneiro na época e surreal, que demoramos quase 7 anos para decolar!