Post pegada6 interno 02

 

As faculdades de administração e principalmente os cursos de MBA pregam que toda empresa deve ter sua Carta de Valores, sua Missão e sua Visão! Geralmente estes são construídos pela cúpula da empresa, por seus donos, ou por sua alta gerência! Logo depois são colocados em lindos quadros para ornar suas paredes.

Conosco não foi diferente não! 

carta primeiraEm 1993 a Missão, a Visão e a nossa 1ª Carta de Valores foram criadas pelos sócios, durante o período que eu cursava o MBA da FGV e permaneceram conosco por 20 anos!

 

Na contratação de cada funcionário, passávamos os valores para todos, mas sem nenhum grande significado, como uma diretriz, algo a se cumprir, mas que na vivência, do dia a dia nem sequer lembravam! Fui descobrir isso em 2013 apenas e fica a dica: - Sua equipe e você conversam sobre os valores ou apenas sobre as “coisas a fazer”?

Com a mudança que passamos através dos aprendizados da Metanoia, foi necessário algo novo: a busca do comprometimento e engajamento da equipe! O 1º passo para que esta mudança realmente acontecesse foi a re-construção da nossa Carta de Valores, porém com uma enorme diferença: a participação de 100% de nossa Equipe! Consegue imaginar isso? Mas como fazer algo que buscava a essência de cada, fazendo viver seus valores no dia a dia, no trabalho?

carta 2013 ok 06

 

 Cada um foi convidado a trazer 3 valores pessoais que acreditavam que os representassem e que principalmente contribuíssem nos negócios! E entre muitos encontros com uma equipe de quase 50 pessoas, 3 valores de cada um, através de grupos de conversa e um processo de consenso, chegamos a 6 Valores que representavam a todos! Foi um grande desafio, porém uma grande Vitória! Alguns dos valores na verdade eram súplicas da equipe, para que alguns maus comportamentos não voltassem a existir e outros vieram como desafios, pois eram valores que nos levariam além, para um outro patamar!

 

 Foi realmente uma grande mudança! Viver os valores em nosso dia a dia modificou a consciência da equipe, trouxe significado para seu trabalho e uma rica mudança de comportamento, lógico que para melhor! Isso aconteceu em 2013!foto galera 06




Mas como disse, alguns dos valores como honestidade e justiça eram apenas súplicas da equipe, portanto pouco tempo depois, já não sentíamos mais que nos desafiavam.

Fizemos um lindo movimento de mudança novamente, mas este com muito mais beleza e com um resultado ainda superior, pois a equipe já estava em um outro nível de engajamento e estágio de consciência.

 

 Foi um dia inteiro de construção conjunta com todos os colaboradores! Fomos na Universidade do Pintor da Futura Tintas para inspiração, uma obra mais avançada nessa Travessia com lindos valores e o mágico propósito de “Colorir Vidas”!
outras fotos 06

Saímos de lá com uma nova Carta de Valores, com significados profundos que foram construídos por todos e que nos desafiaria por muitos anos a frente!

carta valores 07

E ainda com um grande Manifesto da Nova Economia!

Uma Experiência Memorável e que movimentou nossa Equipe! Realmente o poder de uma Carta de Valores só existe se for criada por uma Co Criação em equipe, pelo Significado que representa para todos e para que cada um possa exercer sua influência para que o nosso Holograma consiga sentir que vivemos o que falamos e o que pensamos!

manifesto ok


Veja abaixo o filme da reestruturação da carta de valores que aconteceu em 2015:





Veja também as pegadas anteriores da ETS nessa jornada: 

 BOTAO 1  BOTAO 2  BOTAO 3  BOTAO 4  
BOTAO 5  botao pegada 6   botao pegada 7300x

 

 

 

home

Rua Biobedas, 321 - Saúde | São Paulo | CEP 04302-010
Tel +55 11 5583 2807